web counter free

quarta-feira, 19 de março de 2014

Governo faz corte de 44 bilhões de reais no Orçamento de 2014





Olá alunos,

Esse ano o corte no Orçamento Geral da União alcançará 44 bilhões de reais. Com essa atitude o governo espera que haja um maior otimismo dos agentes econômicos em relação ao Brasil.

Esperamos que gostem e participem.

Fellype Fagundes e Carlos Araújo

Monitores da disciplina "Economia Política e Direito" da Universidade Federal Fluminense


O governo anunciou que o corte no Orçamento Geral da União de 2014 alcançará 44 bilhões de reais. Com o corte, o governo pretende atingir este ano um superávit primário equivalente a 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB), correspondente a todo o setor público consolidado, buscando com isso manter os fundamentos da economia e a confiança dos investidores internacionais e do mercado interno.

O corte de 44 bilhões de reais em 2014 foi superior ao verificado em 2013, que alcançou 38 bilhões de reais, mas inferior ao enxugamento ocorrido em 2012 (55 bilhões de reais) e em 2011 (50,1 bilhões de reais).

Dos 44 bilhões de reais, 13,5 bilhões de reais são despesas obrigatórias e 30,5 bilhões de reais correspondem a despesas discricionárias. O detalhamento dos cortes no Orçamento foi explicado no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, pela ministra Miriam Belchior e pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. A ministra Miriam Belchior disse que os dados referentes ao corte orçamentário serão publicados no Diário Oficial da União, na sexta-feira 21.

Para o ministro Mantega, o enxugamento orçamentário constituiu uma boa sinalização aos mercados interno e externo, tendo em vista as turbulências econômicas internacionais do momento. No entanto, o ministro da Fazenda afirmou que, após os cortes verificados, haverá um aumento no otimismo dos agentes econômicos em relação ao Brasil.

Mantega disse que, com o corte de 44 bilhões de reais, o governo economizará 80,8 bilhões de reais, número maior do que a economia verificada em 2013, quando este patamar chegou a 75,3 bilhões.

As previsões do governo foram feitas com base na manutenção dos seguintes parâmetros da economia brasileira: superávit primário de 1,9% do PIB, equivalente a 99 bilhões de reais; inflação de 5,3% e dólar na faixa de 2,44 reais.

Link Original




2 comentários:

  1. Olá, sou Rafaella Siqueira da T1 e teve uma questão que não ficou clara pra mim:como esses cortes orçamentários realizados pelo governo torna a economia brasileira mais interessante para os investidores internacionais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima pergunta Rafaella. Bom, com o corte no orçamento o governo brasileiro reduz as suas despesas, o que de certa forma pode direcionar este dinheiro poupado para outros setores, inclusive para estimular os investidores internacionais com algumas políticas particulares de incentivo a investimentos. Além disso, este corte representa também um fortalecimento econômico do governo, já que poderá ocorrer uma diminuição das taxas de juros e diminuição da inflação, o que de certa forma, irá propiciar novamente uma maior segurança para os agentes econômicos investirem.

      Excluir