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sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

O próximo governo Lula e os BRICS, por Valdir da Silva Bezerra


Caros leitores, Com a posse do novo governo, novas tendências têm se delineado com a projeção do Brasil numa espécie de "retorno" ao cenário internacional, com fortalecimento de parcerias - como a plataforma BRICS - no que tange a ampliação de uma perspectiva multipolar no cenário geopolítico contemporâneo. Diante disso, trazemos uma notícia que trata das príncipais metas e dos mecanismos adotados pelo atual governo, bem como dos resultados que podem ser obtidos por meio de tais medidas, no que concerne à agenda brasileira no campo das relações internacionais. Esperamos que gostem e compartilhem! Fernanda Lima é membro do Grupo de Pesquisa em Estado, Instituições e Análise Econômica do Direito (GPEIA/UFF).


A vitória de Lula (candidato pelo Partido dos Trabalhadores) à presidência brasileira nas últimas eleições abre uma perspectiva de revigoramento dos laços políticos do Brasil com os BRICS, um dos principais vetores de política externa de seus dois primeiros mandados, entre 2003 e 2010. Basta lembrarmos que: foi na gestão de Lula que Brasil, Índia e África do Sul (3 dos atuais 5 membros do BRICS) formaram o grupo IBAS, considerado uma ‘iniciativa inédita no fortalecimento da cooperação Sul-Sul’ e cuja articulação diplomática defendia a importância do ‘multilateralismo’ e da necessidade de reformulação das estruturas globais de governança, sobretudo no que concerne às instituições de Bretton Woods (Banco Muncial e FMI).


Nesse sentido, o futuro governo Lula deverá dar ênfase ao imperativo de tornar os mecanismos formuladores da Ordem Mundial pós-guerra mais representativos, levando em conta o papel de economias emergentes e de nações usualmente ignoradas pelas potências Ocidentais, encabeçadas pelos Estados Unidos.


No mais, vale lembrar que Lula foi justamente o líder à frente do Brasil durante a própria criação do BRIC em 2009, e que desde então (juntamente de China, Rússia, Índia e África do Sul) passou a verberar o discurso em prol da ‘multipolaridade’ nas relações internacionais, sem qualquer forma de domínio por parte de uma superpotência isolada, e em prol de uma política global definida por diferentes centros de influência econômica, política e civilizacional. Com efeito, desde a sua criação “o BRICS [tem] se apresentado como um vetor de mudança da governança global, atuando por meio do balanceamento das potências hegemônicas”ocidentais e o Brasil é uma peça fundamental nesse jogo, por se tratar do país mais significativo (em termos territoriais e economicos) da América Latina. O Brasil, por sua vez, poderá novamente retomar seu tradicional papel de ‘Potência Regional responsável’ com os BRICS tornando-se instrumental para a política externa de Lula no sentido de facilitar os seguintes objetivos:


• defesa do multilateralismo e da pluralidade nos assuntos mundiais;


• reforma das instituições monetárias e financeiras internacionais;


• contraposição ao hegemonismo ocidental, através da concertação com outras importantes potências do grupo.


Em termos de relações bilateriais com membros isolados do grupo, durante o anterior governo Lula o Brasil tornou-se um dos principais fornecedores de commodities para a China, fator fundamental para o crescimento econômico chinês durante os anos 2000. Na época de seus dois primeiros mandatos, a diversificação das parcerias políticas e comerciais do Brasil tornou-se uma prioridade para a diplomacia brasileira, o que leva a crer que Lula dará continuidade às sólidas relações bilaterais com a China, assim como com demais países e regiões que ficaram de fora da agenda política do governo Bolsonaro, por conta de suas predileções ideológicas particulares.


No mais, em se tratando de Rússia, Lula não deverá alienar Moscou (ainda que sofra pressão americana e ocidental nesse sentido) tampouco tecer críticas duras às políticas de Vladimir Putin no tocante à Ucrânia, tendo em conta suas boas relações pessoais com o presidente russo assim como a necessidade de manter portas abertas para uma maior cooperação com a Rússia seja em termos de comércio bilateral ou mesmo dentro dos BRICS.


Em suma, espera-se que o BRICS volte a representar um importante vetor para a Política Externa brasileira durante o governo Lula, auxiliando o Brasil em sua defesa do multilateralismo, da cooperação no ambito do Sul Global (envolvendo sobretudo Índia e África do Sul), bem como no estreitamento de suas relações políticas e econômicas com a Superpotência chinesa e com a Grande Potência russa.


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