Caros leitores,
Ainda que a plataforma dos países BRICS esteja associada a um processo de formalização iniciado em 2009, acompanhado da criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) em 2014, essa agenda tem apresentado perspectivas de expansão com a inclusão de novos membros - como Uruguai, Emirados Árabes e Bangladesh. Recentemente, a discussão sobre a entrada de novos membros como Egito e Argentina também tem feito parte dos últimos debates do grupo.
Em meio ao processo de crise do multilateralismo e esvaziamento do arcabouço institucional vigente, torna-se relevante observar o movimento em curso bem como seus reflexos na arena internacional. Para tanto, compreender o processo histórico que deu origem aos BRICS para que possa traçar perspectivas futuras representa um elemento essencial
Diante disso, trazemos hoje a última edição do NEBRICS Entrevista, promovido pelo Núcleo de Estudos do BRICS (NEBRICS/UFRGS). Essa edição trouxe como convidado o Professor Gabriel Rached, que trouxe ao debate tópicos que partem desde a trajetória histórica do grupo até os possíveis caminhos para esta nova década - em meio a um processo de transformações que envolve um período crítico do arcabouço institucional do multilateralismo.
Para acessar a integra da entrevista, clique no link a seguir:
Ygor Alonso é membro do Grupo de Pesquisa em Estado, Instituições e Análise Econômica do Direito (GPEIA/UFF).
Nenhum comentário:
Postar um comentário