web counter free

quarta-feira, 3 de março de 2021

Esther Dweck vê uma saída para reindustrializar o país

Caros leitores,

É sabido que o Brasil passara por um processo gradativo de desindustrialização, que coincidiu com uma guinada liberalizante na matéria econômica, inclusive em setores estratégicos de atuação do Estado. Nesse contexto, diante da crise pandêmica que enfrentamos, surgem debates acerca da retomada plena do setor industrial.

Portanto, trazemos uma discussão feita pela Professora Esther Dweck, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em que defende a possibilidade de ascensão de uma força fabril no País impulsionada por setores como Saúde, Educação e Transporte.

O link da fala, publicada no Youtube, pode ser encontrado a seguir:


https://www.youtube.com/watch?v=tKPhSCGiYR0&feature=emb_logo


Esperamos que gostem e compartilhem!

Ygor Alonso é membro do Grupo de Pesquisa em Estado, Instituições e Análise Econômica do Direito (GPEIA/UFF).

Link original

Um comentário:

  1. Fala extremamente lúcida e esclarecedora da Professora. Há de se pensar o processo produtivo em direção às demandas sociais, pensar a indústria como meio. E, ao mesmo tempo, barrar o desmonte dos instrumentos do Estado que fomentam a produção industrial nacional. Exemplo disso, é que na pandemia o Estado ainda conseguiu, de certa forma, atuar nos programas de transferência de renda, pois este ainda não havia sido totalmente desmontado pelo parasitismo neoliberal. Há de se pensar quais são nossas perspectivas nesse âmbito, que em minha opinião, não pode ser elaborada por meio de mais uma coalizão com a burguesia industrial.

    ResponderExcluir