web counter free

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Descubra os motivos pelos quais a Dinamarca tem os políticos menos corruptos do mundo





Olá alunos,

A notícia de hoje apresenta como um pequeno país europeu se mantém no topo do ranking das nações menos corruptas do mundo. O ótimo desempenho econômico da Dinamarca intriga especialistas por todo o mundo, simplesmente pelo fato deles não contarem com uma variável altamente subjetiva, a honestidade. 

Espero que gostem e colaborem,
Ramon Reis, monitor da disciplina "Economia Política e Direito" da Universidade Federal Fluminense.



A edição mais recente do Índice de Percepção da Corrupção mediu os níveis percebidos de corrupção no setor público em 176 países, com base na opinião de especialistas. Os países receberam notas que variaram de 0 a 100; quanto mais próxima de zero é essa pontuação, mais corrupto é o setor público daquele lugar. Enquanto a Dinamarca liderou o ranking, em 79 º lugar, o Brasil ficou entre os que mais perderam posições nos últimos cinco anos.











Um comentário:

  1. Interesante artigo.
    Ele deixa bem explicito quanto à economia é uma ciência social aplicada.
    Em tanto, também ressaltar que a Dinamarca é um dos países com o coeficiente de gini mais próximo de zero, ou seja, mais igualitário.

    A inequidade social, os baixos salários e as heranças e praticas ainda não superada de um sistema capitalista extrativista e pôs colonial podem ser causas dos altos índices de corrupção na América latina.

    ResponderExcluir